Quanto devo investir em mídia para o meu e-commerce?

Essa é uma das grandes dúvidas no momento em que se monta uma loja de e-commerce: Quanto devo investir em mídia?

Uma das grandes diferenças entre uma loja física é uma online está no fato de que uma loja online não aparece para ninguém se não houver nenhum esforço para isso, enquanto uma loja física está na rua, ou shopping, as pessoas acabam passando na frente da loja. Isso faz com que um dos investimentos mais importantes de uma loja de e-commerce seja em divulgação.

A divulgação de uma loja na internet pode ser feitas de várias formas, fazendo um bom trabalho de SEO, links patrocinados, sites de comparação de preços, banners em outros sites, isso falando-se somente em opções online, mas também pode ser feito o marketing tradicional, fora da internet mesmo.

A grande questão no momento em que a loja começa a operar é, devo investir quanto?

Uma boa forma de começar a pensar no quanto investir na divulgação é começar a pensar no resultado que se deve ter e em quanto tempo.

Uma dica que damos aos nossos clientes é iniciar estabelecendo que a taxa de conversão da loja, ou seja, o percentual de clientes que entrarão a loja e efetivamente comprarão, seja 1%, uma taxa normalmente vista no e-commerce. É claro que, com o andamento da operação da loja, esse valor pode demonstrar ser maior ou menor.

Pensando-se ta taxa de conversão de 1%, e estabelecendo o faturamento que se pretende atingir, as informações começam a se clarear. É preciso também pensar em qual será o tiket médio de compras na loja, o valor médio gasto pelos clientes.

Com essas três variáveis, é possível começar a planejar o investimento em mídia.

Sabendo-se qual o faturamento se quer chegar, divide-se esse valor pelo tiket médio de compras, chega-se então, ao número de clientes que deverão fazer essas compras. Esse número de clientes é o 1% que representam a taxa de conversão, logo, multiplica-se o número de clientes que devem comprar por 100 para se ter o número de visitas que a loja deve receber para chegar ao resultado planejado.

 

Tx - Taxa de Conversão = 1%

Tkt - Tiket médio de compra

F - Faturamento desejado

C - Número de clientes

V - Número de visitantes

 

F/Tkt = C

C = 1%

V = C x 100

 

Sabendo quantas visitas a loja deverá receber, parte-se agora para analisar que mídias podem me trazer essas visitas e com que custo.

Claro que todas essas variáveis podem sofrer alterações, por isso é importante sempre acompanhar e medir cada uma delas.

Cada tipo de mídia investir também pode trazer resultado diferente das outras, como taxa de conversão maior ou menor, como por exemplo, sites de comparação tendem a trazer uma taxa de conversão maior, pois atingem as pessoas no momento que fazem alguma pesquisa para uma compra. Um e-mail para a base de clientes pode ter uma boa taxa, pois impacta pessoas que já tiveram uma interação com a loja, portanto a barreira da confiança já foi ultrapassada. É importante analisar bem o resultado de a característica de cada mídia.

A intuição é muito importante, mas com dados e objetivos bem estabelecidos, a possibilidade de acerto aumenta muito.

Pedro Américo Laragnoit Sampaio
Sócio da MKTEAM
Formado em marketing pela ESPM
Especialista em e-commerce desde 2001

 

Fonte: MKTEAM - 12/06/2018

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