Como diferenciar minha loja?

 

Todo lojista de e-commerce em algum momento pensa em que ferramentas deve investir para auentar suas vendas. Frequentemente a resposta cai em alguma ferramenta tecnnológica que utiliza o Big Data, ou algo nessa direção, como remarketing, ferramentas que tentam entender os hábitos dos clientes e conseguem para trzê-los de volta a para a loja para comprar.

Vamos mudar um pouco o raciocínio e vamos partir da premissa de que a taxa de conversão de uma loja de e-commerce, em média, tem sido 1,5%. Mais importante do que pensar que 1,5% das pessoas que entram na sua loja compram, é pensar que 98,5% das pessoas que entram na loja não compram, e por N motivos diversos.

Como sempre gosto de dizer, o comércio existe há mais de 4 mil anos e os fenícios já sabiam que o cliente tem que ser bem tratado.

Um fator importante é que as lojas de e-commerce tendem a ser muito parecidas, independente dos produtos que estão vendendo e é aí que pode estar um fator importante: saber o que posso oferecer para o meu cliente para facilitar a sua decisão de compra especificamente nos produtos que eu vendo.

Um exemplo foram as ferramentas de realidade aumentada em lojas de roupas para melhorar a "experimentação" dos produtos ou visualização. O mesmo em lojas de móveis, ou tintas de parede, etc. Ferramentas que aumentem o contado do internauta com os produtos.

Outro exemplo interessante é uma ferramenta desenvolvida pela Imigrantes Bebidas que é uma Calculadora de Bebidas para Eventos, como casamentos, festas de 15 anos, churrasco, etc. Essa simples ferramenta facilita a vida docliente e tem se mostrado eficiente nas vendas.

Muitas vezes o investimento pode nem ser em uma ferramenta online, mas no atendimento, como no caso da Corpo&Vida Suplementos, que em sua equipe conta com atletas e especialistas em suplementos alimentares que tiram as dúvidas dos clientes e indicam os melhores produtos.

Toda a experiência do comércio tradicional precisa ser melhor aproveitada no e-commerce e os diferenciais, que sempre existiram, serão também diferenciais na internet, enriquecendo a experiência dos intarnautas nas lojas.

Pedro Américo Laragnoit Sampaio

Sócio da MKTEAM

Formado em marketing pela ESPM

Especialista em e-commerce desde 2001

 

Fonte: MKTEAM - 03/03/2017

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